Influencia do desenho
DENISE FABIANA DA SILVA
DRIELLY KELLY JULIATTI
O DESENHO ANIMADO COMO RECURSO PEDAGÓGICO
SÃO JOÃO DEL – REI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL – REI
NOVEMBRO DE 2007
Agradecimentos
Agradecemos primeiramente a Deus que nos permitiu chegar ao final de nosso curso. Aos nossos professores que muito bem nos instruíram principalmente à Professora Rosângela Branca do Carmo por nos ter orientado na execução deste trabalho e à Professora Lúcia Helena Pena Pereira que foi nossa interlocutora.
E também, agradecemos aos nossos familiares pelo apoio e umas as outras, pois sem nossa união esse trabalho não seria possível.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a possibilidade de utilizar o desenho animado como recurso pedagógico, dada a influência que este exerce sobre o comportamento da criança. De acordo com pesquisas anteriores, foi possível perceber que esta influência é reforçada não só pela TV possuir um papel importante no cotidiano das famílias brasileiras, mas também pelo fato de nas últimas décadas os heróis dos desenhos animados terem sido infantilizados, ou seja, não são mais adultos, mas crianças que vivem uma realidade muito próxima a das crianças reais. É apresentada também a história e evolução do desenho animado e sua aproximação com a realidade social de cada época. Por meio de questionários realizados com professores das primeiras séries do Ensino Fundamental procuramos verificar se ocorre esta utilização e seus motivos. Percebemos assim, que o desenho pode sim, e é muitas vezes utilizado em sala de aula, pois se trata de um recurso que desperta grande interesse por parte da criança, facilitando a aprendizagem. Entretanto por ser um recurso não tradicional, como os livros e outros, o acesso a ele se torna difícil, sendo este um dos principais motivos que levam os professores a não utilizarem o desenho como recurso pedagógico.
Sumário