xxkdkkdadlçl ldçlçldçlçl akdlkd
2013 palavras
9 páginas
Grupos SanguíneosGrupo sanguíneo ABO
Karl Landsteiner (1900): O sangue pode ser classificado em tipos sanguíneos – A, B, e O, segundo a presença ou não de tipos de glicoproteínas na superfície das hemácias. Essas glicoproteínas funcionam como antígenos se introduzidas em indivíduos de grupos diferentes e foram denominadas como aglutinogênios. As aglutininas são substâncias presentes no plasma sanguíneo e que funcionam como anticorpos que reagem com antígenos estranhos. Existem dois tipos de aglutininas: anti-A e anti-B. Dessa forma, indivíduos de fenótipo A têm nas hemácias aglutinogênio A e no plasma aglutinina anti-B. Os do grupo B têm nas hemácias aglutinogênio B e no plasma aglutinina anti-A. Pessoas do fenótipo AB possuem dois aglutinogênios e nenhuma das aglutininas. Finalmente, os indivíduos do grupo O não têm nenhum dos aglutinogênios nas hemácias, porém, têm as duas aglutininas no plasma. O contato entre um aglutinogênio e sua aglutinina correspondente provoca a aglutinação do sangue. Assim, indivíduos com sangue Tipo A não podem doar sangue para indivíduos do Tipo B, e vice-versa. Indivíduos do Tipo AB podem receber sangue de qualquer grupo. Já os do Tipo O podem doar para qualquer grupo.
Os três genes alelos comuns para o lócus do grupo sanguíneo ABO são: o gene IA que codifica o antígeno (aglutinogênio) A; o gene IB que codifica o antígeno (aglutinogênio) B; e o gene i que não codifica nenhum antígeno.
Os genes IA e IB são co-dominantes e o i é recessivo.
Identificação: provas de aglutinação em lâminas com anti-soros (anti-B e anti-B) contendo anticorpos de especificidade conhecida.
Aglutinação com soro anti-A – grupo A
Aglutinação com soro anti-B – grupo B
Aglutinação com ambos os soros – grupo AB
Sem aglutinação com ambos os soros – grupo O
Transfusão sanguínea
Pessoas com o sangue tipo A podem receber sangue de pessoas do tipo A e do tipo O, pois o grupo O não possui aglutinogênios.
Pessoas com