Influencia da Ética no Gerenciamento de Projetos
As áreas de conhecimentos do PMBOK no gerenciamento de projetos deveriam ser desenvolvidas juntamente com o código de ética da empresa, em nosso país se fosse umas das exigências para elaboração e aprovação de quaisquer projetos, não haveria tantos problemas éticos, insucessos na questão da falta de honestidade, caráter e princípios.
É importante que o profissional ao iniciar a sua carreira no gerenciamento de projetos, tivesse como auxilio ou até mesmo considerar como uma bíblia o código de ética para desenvolver projetos norteados em princípios necessários para garantir que valores não fossem violados, tais como: dignidade, honestidade, integridade, justiça, eqüidade, verdade, coerência entre os grupos e áreas de conhecimentos. O processo de iniciação já deveria existir o termo de compromisso juntamente com o termo de abertura do projeto, sendo assim os profissionais das áreas seriam responsáveis na gestão da ética no gerenciamento.
Na área de conhecimento de integração de projetos que significa monitorar e controlar o trabalho do projeto, a gestão da ética já deverá ser iniciada desde o inicio avaliada no relatório de desempenho. No escopo as atividades que serão desenvolvidas deverão ser pautadas como respeito à vida, e ao meio ambiente de qualquer projeto. Nas áreas como tempo, custo e qualidade, garantir que vai agir honestamente na elaboração do cronograma físico e financeiro, agindo com coerência e princípios. Na contratação e gerenciamentos de pessoas e comunicação, utilizar de meios lícitos, não usar de favorecimento, contratar sem distinção de raça, sexo, cor e religião, respeitando a individualidade de cada um, e emitir informações necessárias para o conhecimento do código de ética, e sua aplicabilidade.
Já no gerenciamento de riscos e aquisição o código garantirá que o relacionamento com os fornecedores e terceirizados será baseado em critérios legais e técnico adequado, recusando