influencia da midia
Nos dias atuais, devido os pais trabalharem fora de casa, as crianças começam a freqüentar a pré-escola ainda muito cedo, na maioria das vezes antes e completar um ano. Desta forma o ensino que antes era somente dado pelos pais,tem se dividido com as escolas e com os meios de comunicação, principalmente a televisão e a internet. Devido ao grande período que a criança fica em frente à televisão e a internet, acabam por substituir as brincadeiras, leituras e jogos que estimulam a criatividade da criança. Portanto a televisão e a internet acabam se tornando conselheira e até mesmo uma companheira para a criança.
Só que neste período que as crianças estão em frente à televisão estão expostas a várias programações, como por exemplos noticiários, que trazem temas como violências e sexo, e dependendo da idade da criança ela não sabe discernir corretamente todas essas informações, e também tem toda a publicidade feita exclusivamente para a criança. Cada vez mais cedo à criança está querendo suas coisas e influenciando no poder de decisão de compras dos pais. Elas querem ter “quase” tudo àquilo que lhe é mostrado na televisão. Estão amadurecendo precocemente, gerando assim a desinfantilização da criança.
Através da mídia as crianças têm acesso a todos os assuntos possíveis. É através da mídia que elas buscam a diversão e, o mais importante, criam a sua própria identidade. Desta forma, como as mídias fazem parte do dia-a-dia das crianças, elas acabam sendo influenciadas, e imitam o que vêem. E nos dias de hoje a mídia, (muito mais a televisão), não retrata as crianças ingênuas que brincam e são infantis, retratam a criança como uma menina-mulher, e o que acaba acontecendo é de a criança imitar o que está sendo veiculado nos meios de comunicação de massa.
Outra questão é que não se vê mais diferença entre comprar roupas para adultos ou crianças, as roupas das crianças são confeccionadas iguais aos dos adultos, porém em tamanho