Influencia da midia
O papel da mídia é muito importante na veiculação da informação. É uma ferramenta usada no meio político e econômico, que vai muito além de levar informação; é capaz de ditar regras de comportamento, pois age diretamente na formação da opinião pública. Atinge todas as classes sociais, do pobre ao rico, do culto ao iletrado. Em nosso país o meio de entretenimento e informação mais usado, é sem sombra de dúvidas a televisão.
Neste trabalho iremos abordar os riscos e prejuízos que uma sociedade inteira tem ao deixar ser influenciada cegamente por este mecanismo de entretenimento e informação, ou por aqueles que o usam para defender e sustentar seus próprios interesses. Não defendendo a censura, pois sabemos quão lastimáveis foram os tempos de repressão no Brasil, mas chamando a atenção para os limites da liberdade de expressão, e do uso dos veículos de informação, de todos eles, para auxiliar no desenvolvimento da sociedade em nosso país.
DESENVOLVIMENTO
Sem liberdade de expressão não há democracia, porém a liberdade de expressão precisa de limites que assegurem vários outros demais direitos, esses limites são os valores coletivos da sociedade, igualmente amparados pelas legislações nacionais e internacionais, como por exemplo, a honra, e a intimidade, que também são protegidos pela nossa Constituição Federal. No Brasil, a Constituição Federal veda qualquer censura de natureza política, ideológica ou artística e assegura a liberdade de expressão, no artigo 220, §3º, inciso II, mas, também, estabelece que a programação das emissoras de rádio e televisão atenderá aos princípios de promoção da cultura, com preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, assim como guardarão respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família; mas o que vemos na rede aberta de televisão e em todos os meios de comunicação mais acessíveis, são programas que incentivam desrespeito entre as pessoas, apelos sexuais e violência.
A