influencia da lingua inglesa no Brasil
RESUMO: Este trabalho visa a mostrar a influência da Língua Inglesa sobre o comércio da cidade de Pelotas no estado do Rio Grande de Sul, ou seja, analisa o grande uso de estrangeirismos que a sociedade pelotense utiliza em seus estabelecimentos comerciais. A partir de uma pesquisa realizada com os proprietários dos estabelecimentos será mostrado que a influência dos estrangeirismos na Língua Portuguesa não é prejudicial ao nosso idioma e as circunstâncias em que poderia prejudicar ou não o comércio local. Segundo os proprietários dos estabelecimentos estudados, o uso de palavras de origem Inglesa serve com um instrumento de impacto comercial, o qual não é obtido com o uso do Português.
O emprego dos estrangeirismos
Primeiramente, é importante saber o que são os estrangeirismos. Estrangeirismos ou empréstimos lingüísticos são o emprego, na língua de uma comunidade, de elementos oriundos de outras línguas (GARCEZ e ZILLES, 2004), ou seja, palavras e expressões de outras línguas usadas freqüentemente em algumas áreas do nosso cotidiano.
Os estrangeirismos sempre estiveram presentes em todas as línguas e acontecem, com bastante freqüência, em diferentes áreas como na economia, no comércio, na moda, na tecnologia e em outras. As línguas humanas estão em constante movimento, por variação e mudança dentro da comunidade lingüística, de uma geração para outra, sendo o contato entre as línguas determinante neste processo (GARCEZ e ZILLES, 2004). Logo, as línguas não são estáticas ou fechadas e a incorporação de novos vocábulos e expressões faz parte do processo de evolução cultural de um povo que, assim, enriquece o seu idioma. Junto a isso, a demanda pelo aprendizado do Inglês no Brasil e em outros países latinos cresce rapidamente, como é visto pelo crescente número de escolas de idiomas.
Hoje,