Empreendedorismo
Low e MacMillan, 1988
Empreendedorismo é um processo contínuo: conforme novas oportunidades apareçam na economia, os indivíduos com visão empreendedora as percebem e as exploram ou criam, apresentam e desenvolvem novas idéias de forma inovadora.
Quebrar Paradigmas
Criar e Inovar
Exercer a capacidade individual de empreender
Capacidade de tomar a iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir.
Iniciar e gerir empreendimentos
Um conjunto de conceitos, métodos, instrumentos e práticas relacionadas com a criação, implantação e gestão de novas empresas ou organizações já existentes. Esse é um processo que pode ser aprendido.
Promover um movimento social de desenvolvimento
Um movimento social para a criação de emprego e renda, que promove o desenvolvimento da sociedade.
O empreendedor pode ser definido como o agente principal no processo de criação, organização e gestão de um negócio ou projeto.
A atitude ou ação empreendedora pode ser voltada para a criação de novos negócios, ou para o desenvolvimento e melhorias constantes em negócios já existentes.
Empreendedor
◦ Aquele que tem a visão do negócio e não mede esforços para realizar o empreendimento. Realiza-se ao verificar que sua idéia é concretizada em seu negocio ou empreendimento.
Empresário
◦ É aquele que procura um bom negócio e, quando o encontra, está disposto a arriscar o seu dinheiro e o de outros investidores para obter os lucros esperados.
Realiza-se com o lucro do negócio.
Executivo
◦ É aquele que procura superar objetivos desafiantes com uma equipe ou pessoa. Realiza-se em ver a equipe se superar atingindo os objetivos do negócio, e ser reconhecido por isso. Este reconhecimento se dá por um bom salário e bônus
Empregado
◦ É aquele que gosta de trabalhar em determinado tipo de tarefa.