Influencia Ambiental
Alguns autores consideram que características organizacionais de uma empresa depende das características ambientais. Estes concluíram que existem dois problemas organizacionais básicos, a diferenciação e a integração empresarial.
A diferenciação é a divisão da organização em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada em um contexto ambiental também especializado.
A integração, corresponde ao processo gerado por forças ambientais no sentido de alcançar a unidade de esforços e a coordenação entre os vários subsistemas ou departamentos da empresa.
Cada um dos departamentos lida especificamente com um recurso ou com um segmento do universo exterior à empresa. Porém, os diversos subsistemas precisam de um esforço convergente e unificado para atingir os objetivos da empresa. Para os autores, diferenciação e integração constituem a maneira pela qual uma empresa deve ser organizada para qualquer situação ambiental.
As empresas que se aproximam das características requeridas pelo ambiente estão mais sujeitas ao sucesso. Não existe a melhor maneira de organizar uma empresa, elas precisam, é ser ajustadas às condições ambientais.
Existe um estudo, onde mostra que as industrias podem ser classificadas em dois tipos de organizações. As mecanisticas e as orgânicas .
Algumas características da mecanisticas:
- estruturas burocráticas baseadas na divisão do trabalho
- cargos ocupados por especialistas
- elevada centralização das decisões
Algumas características das orgânicas
- estruturas organizacionais flexíveis sem uma divisão de trabalho nítida
- cargos continuamente mudados e redefinidos
- descentralização relativa das decisões
Os sistemas mecanisticos são rígidos e definitivos e as tarefas são divididas por especialistas.
Os sistemas orgânicos são flexíveis e adaptados as condições instáveis quando os problemas de ação não podem ser fragmentados entre os especialistas.
Imperativo