Inflação
Julian Padilla Villar 26/07/2011 pt.shvoong.com › Negócios E Finanças › Comércio Internacional a década de 1960 até 1994, quando foi criado o Plano Real, a economia brasileira apresentou índices bastante elevados de aumentos de preços,ou seja, de inflação. Nesse período, havia forte transferência de renda da população pobre para as classes médias baixas e altas. Mas como é que a inflação concentra renda, quais são os mecanismos responsáveis?
Em primeiro lugar, os índices de inflação nunca foram integralmente repassados aos salários. Por exemplo, se a inflação era de 50% os salários eram reajustados em 40%, reduzindo o poder aquisitivo dos trabalhadores e aumentando a margem de lucro dos empresários - concentração de renda.
Mesmo que o índice de reajuste dos salários fosse de 50% continuaria havendo transferência ou concentração de renda porque, em 1994, 80% dos trabalhadores brasileiros, recebiam até três salários mínimos mensais (índices que permanecia praticamente inalterável até 2004) e não possuíam conta em banco. Não podiam, portanto, investir e proteger seu salário no mercado financeiro para manter o poder de compra do seu dinheiro.
Até essa época, nos dias de pagamento de salários (em geral, o quinto dia útil de cada mês), os supermercados eram invadidos pela população de baixa renda, que comprava tudo o que o seu dinheiro permitisse, porque se deixassem suas compras para a semana seguinte comprariam uma quantidade menor de alimentos. Os preços subiam, mas o valor do dinheiro não seria reajustado.
Metas de inflação, juros e concentração de renda 4 de julho de 2011, Antonio Corrêa de Lacerda http://terramagazine.terra.com.br
De São Paulo
O governo brasileiro, por meio do Conselho Monetário Nacional, decidiu, na semana que passou, manter o centro da meta de inflação em 4,5% ao ano para 2012 e 2013. Também será mantida a margem de tolerância de dois pontos percentuais, acima ou abaixo do centro da meta.