Inflação
Ana Paula, Carlos Henrique e Maria Tereza
Novembro de 2012 |
Inflação
Conceito:
Inflação é o aumento persistente dos preços, que envolve o conjunto da economia e do qual resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda. Em sua forma extrema (hiperinflação), os preços aumentam tanto que as pessoas não procuram reter dinheiro, nem mesmo por poucos dias, dada a rapidez com que diminui seu poder de compra. As causas da inflação são inúmeras, dentre elas, citam-se, taxas altas de juros, escassez, desequilíbrio da balança de pagamentos, emissão de moeda para cobrir déficit público, aumento de preços ou salários sem melhora de qualidade ou de produção, entre outras.
A inflação também provoca efeitos sobre a estrutura de produção da economia, redistribuindo rendas e causando uma desproporcionalidade em relação ao volume de demanda para os vários setores da economia, já que os preços não mudam todos juntos e sim cada um com diferente intensidade. O processo inflacionário, quando instalado, dificilmente é controlado, funciona como um círculo vicioso, obrigando a reajustes periódicos de preços e salários, com o seu consequente agravamento.
Tipos de Inflação
* Inflação de Demanda
Refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. Sua probabilidade de ocorrer aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos e para combater o seu processo a política econômica deve basear-se em instrumentos que provoquem redução da procura por bens e serviços. * Inflação de Custos
Pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso, ocorre uma retração da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás, provocando um aumento dos preços de mercado.
* Inflação Inercial
É o processo automático de