inflação
A inflação não é apenas a simples elevação do preço de um bem ou de um serviço. Ela diz respeito ao processo persistente e relativamente generalizado de aumento dos preços em vigor numa dada economia, observado ao longo de um dado período de tempo. Importa reter nesta definição a expressão “aumento generalizado”, o que significa que a inflação não recai apenas sobre os preços de alguns bens ou serviços, mas sim sobre os preços da maioria dos demais.
O encarecimento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.
Política monetária é o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, ou seja, é o instrumento de politica econômica usada pelo governo para interferir na economia, estabilizando e controlando ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país.
Define-se como juros o rendimento que se obtém quando se empresta dinheiro por um período determinado. Os juros são para o credor (aquele que tem algo a receber) uma compensação pelo tempo que ficará sem utilizar o dinheiro.
Aplicação das teorias acima, em relação ao desempenho das três empresas citadas a seguir:
RENNER: Com o mundo em crise, mas a renda do brasileiro em alta e os juros em queda, o mercado interno sustentou a economia e o crescimento das empresas voltadas para o consumo. Mas a Renner, particularmente, empreendeu uma estratégia de crescimento sustentada e agressiva, desenvolvendo também o seu lado financeiro. A estratégia foi abrir novas lojas, explorar novas marcas e reformular lojas já existentes . A varejista de moda Lojas Renner deverá apresentar um plano de expansão de sua rede de lojas em 2014 semelhante ao do ano passado, afirmou o diretor financeiro e administrativo da companhia, Laurence Beltrão Gomes, acrescentando que os investimentos deste ano