estrutura geologica da terra
Professora: Jordana Costa
Teoria da formação e evolução da
Terra
1- Há cerca de 4,6 bilhões de anos, uma densa nuvem de gás e poeira se contraiu e constituiu o Sol. Outras partes dessa nuvem formaram partículas sólidas de gelo e rocha, que se uniram e deram origem aos planetas.
Teoria da formação e evolução da
Terra
2- A radioatividade das rochas fez com que a Terra recém-consolidada derretesse. O ferro e o níquel se fundiram, formando o núcleo da Terra, enquanto na superfície flutuavam oceanos de rocha incandescente.
Teoria da formação e evolução da
Terra
3- Há aproximadamente 4 bilhões de anos, a crosta terrestre começou a adquirir forma. No princípio, havia grande número de pequenas plaquetas sólidas, que flutuavam na rocha fundida.
Teoria da formação e evolução da
Terra
4- Com o passar de milhões de anos, a crosta terrestre se tornou mais espessa, e os vulcões entraram em erupção e começaram a emitir gases, que formaram a atmosfera. O vapor de água se condensou, constituindo os oceanos.
Teoria da formação e evolução da
Terra
5- Há aproximadamente 3,5 bilhões de anos, a maior parte da crosta terrestre já estava formada, mas a configuração dos continentes era muito diferente da atual. As rochas mais antigas da Terra datam do período imediatamente anterior a esse.
Teoria da formação e evolução da
Terra
6- A Terra continua em transformação. A crosta está dividida em enormes placas, cujas bordas estão em constante modificação. Os continentes estão sempre em movimento, como resultado das forças do interior da Terra.
Algumas mudanças de origem natural são facilmente percebidas.
Por exemplo, terremotos e erupções vulcânicas são fenômenos que podem provocar alterações imediatas na paisagem. Outras mudanças, como o afastamento dos continentes ou o processo de formação das grandes cadeias montanhosas, denominado orogênese, ocorrem em um intervalo de tempo tão