economia do Brazil
Relatório da FAO confirma exportações recordes brasileiras, mas prevê recuperação dos EUA, antes líder em vendas. Estudo diz que produção mundial de grãos baterá recorde, estabilizando a relação entre oferta e consumo.
Com a venda de 27 milhões de toneladas de milho ao exterior, o Brasil se tornou pela primeira vez, na safra 2012/2013, o maior exportador mundial do grão, mas deve perder o posto, no ano que vem, para os Estados Unidos, como aponta relatório divulgado nesta quinta-feira (13/06) pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
A agência da ONU prevê que as exportações brasileiras de milho sofram uma queda até 2014 – de 27 para 23 milhões de toneladas – e que as vendas americanas atingirão 34 milhões de toneladas, 10 milhões acima da registrada na temporada atual.
“Em 2012/2013, o Brasil se tornou o maior exportador mundial de milho”, diz o relatório da FAO. “Mas a recuperação nos estoques dos EUA deve elevar as exportações a até 34 milhões de toneladas.”
Em contrapartida, o Brasil deverá ser o primeiro na exportação de açúcar, sendo responsável pela metade do comércio mundial desse produto. A FAO ressalta, no entanto, que as operações estão ameaçadas pela deficitária infraestrutura do sistema de transporte e portuário no país.
China conquista posto de maior importador de petróleo do mundo
Em setembro deste ano, a China ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior importador de petróleo do mundo, resultado do crescimento acelerado e das fortes vendas de automóveis do país, informou a Administração de Informações de Energia (AIE) dos EUA em relatório divulgado nesta semana.
O relatório ainda sinaliza que a posição conquistada pela China pode ser mantida até 2014. O consumo de petróleo na China ultrapassou em 6,3 milhões de barris por dia (bpt) o que o país produziu, em setembro, obrigando o país a importar a diferença, explica a