Inflação
Questões sobre Inflação
1. A) Conceitue inflação.
A inflação pode ser conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços.
b) Quais as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
As distorções provocadas surgem efeito na distribuição de renda, balanço de pagamentos, investimentos empresariais e o mercado de capitais.
2. Defina inflação de demanda, inflação de custos e inflação inercial.
A inflação de demanda é classificada ao excesso de demanda agregada, em relação à produção disponível de bens e serviços. A inflação de custos está relacionada a um nível de demanda que permanece o mesmo, mas o aumento de salários acima do índice, um choque de oferta (aumento dos preços das matérias-primas) que provoca um aumento drástico no preço final do produto. A inflação inercial ocorre quando acontece um reajuste nos preços formal (contratos, aluguéis, salários) e informal (reajustes de preços no comércio, indústria, tarifas públicas) que são repassadas os aumentos aos preços correntes.
3. O que vem a ser o núcleo da inflação, e qual seu papel nas decisões de política monetária?
O núcleo da inflação vem a ser o índice dos preços, que são separadas do índice geral, variações transitórias ou sazonais, choques de ofertas escassez de energia, elevação de preços do petróleo, geadas e, onde determina se haverá um ajuste ou não na taxa de juros, caso afete a alteração do núcleo que persiste em pressionar a demanda agregada sobre a capacidade produtiva da economia.
4. Quais as principais causas da inflação, de acordo com a corrente estruturalista?
As principais causas está associada a tensões de custos, na estrutura agrária, oligopólica e comércio internacional causada por deficiências estruturais (Por ex: A agricultura não se preocuparia com questões de produtividade não respondendo assim a demanda de alimentos) provocando um aumento nos preços dos alimentos, e conflitos distributivos.
5.