ETICA
É a ciência que estuda e valora a conduta humana costumeira a luz do bem e do mal como definidos em cada época e lugar preponderando o bem sobre o mal e resultando no maior bem para a maioria da sociedade.
Teoria: É o conjunto de princípios, conhecimentos, axiomas e definições acerca de determinado fenômeno.
Justiça: É o uso da razão para obtenção da paz na sociedade. A justiça valora formalmente as condutas humanas e as situações como justas ou injustas também em face de referenciais de razões como as leis, a jurisprudência, a doutrina, os princípios gerais do direito, os costumes, a equidade e a ética.
Moral e moralidade da conduta: É a determinação e valoração da conduta humana costumeira em sociedade como moral ou imoral em função do certo ou do errado definidos pelos costumes de cada época e lugar. Moral é a conduta conforme o costume da época e do lugar. Imoral é a conduta que contraria o costume da época e do lugar.
Costumes: São condutas humanas habituais que não causam danos e assim não são repudiadas pela maioria, sendo valoradas como certas e morais. As condutas habituais e danosas são repudiadas pela maioria da sociedade e valoradas como erradas, imorais e criminosas.
As mudanças de hábitos geram inseguranças e assim somos levados a preservar os costumes por que eles nos afastam de riscos e de danos, assim, nos tornamos conservadores.
Legalidade da conduta: É a valoração da conduta humana como licita ou ilícita em face do ordenamento jurídico vigente em determinada época e lugar.
PERCEPÇÃO, CONSCIENCIA, VALORAÇÃO, ARBITRIO E RESPONSABILIDADE
Percepção: É a capacidade humana de captar informações através dos sentidos, armazená-las, classificá-las e regatá-las da memória.
Consciência: É a condição de conhecer, reter, interpretar o que é conhecido e estimar as consequências escolhendo entre tudo o que foi revelado e percebido. Consciência é estar ciente de si mesmo e de tudo aquilo que os