Inflação
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
ECONOMIA
“Inflação”
Integrantes: Anelysie Selicani
Maryann Firmino
Matheus Sabino
Naiara Matias
Pedro Ferreira
BELO HORIZONTE,
NOVEMBRO DE 2013
Sumário
Sumário 2
Origem & Conceitos 3
Tipos e Formas de Inflação 5
Inflação de demanda 5
Inflação de custos 5
Inflação estrutural 5
Inflação inercial 6
Histórico da Inflação Brasileira (Linha do Tempo) 6
O Plano Real (1994) e seus benefícios 7
Cálculo da Inflação Pessoal 11
Conclusão 11
Origem & Conceitos
Para cada um, a inflação tem um significado diferente, porém com um impacto igual ou parecido, para ilustrar melhor esse pensamento, trouxemos cinco definições diferentes do que é a inflação.
"A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período." – Pedro Rossi, Instituto de Economia UNICAMP.
"É o crescimento persistente e generalizado do nível de preços. A inflação é um fenômeno de longo prazo." - Heron do Carmo, Faculdade de Economia e Administração da USP e Corecon-SP.
"Inflação é uma alta persistente e generalizada dos preços em uma determinada economia." - Emerson Marçal, Escola de Economia da FGV-SP.
"É um fenômeno em que a maioria dos preços vai sendo reajustada com uma frequência mensal. O último índice oficial de inflação que foi divulgado mostrou que o índice de difusão do IPCA foi de 64%, o que significa que, dos preços pesquisados, 64% tiveram algum tipo de reajuste para cima.
É uma remarcação de preço generalizada – que pode ser pequena ou pode ser grande, por algum tipo de acidente, para algum tipo específico de produto." -Davi Simão Silber, Departamento de Economia da USP.
"Inflação é o aumento geral e persistente dos preços. Estas duas características são cruciais. Se apenas uns poucos preços aumentam, enquanto os demais