Projeto de Física
DISCIPLINA: FÍSICA
PROFESSOR: MOACYR
TURMA: 3º LMA
OBJETIVO:
Ilustrar a Conservação da Energia Mecânica, mostrando a transformação da Energia Potencial Gravitacional em Energia Cinética.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem por objetivo aprofundar os conhecimentos sobre energia e as suas diversas formas. É de conhecimento de todos que uma atividade experimental, seja como elemento de apropriação ou demonstração, desempenha um papel importante no processo ensino aprendizagem. Neste sentido, pretende-se oportunizar esse momento de forma sistemática para o desenvolvimento das atividades experimentais.
CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
O Princípio da Conservação da Energia diz que "a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída".
Em um determinado sistema mecânico, em que formas de energia relacionadas a fenômenos eletromagnéticos ou térmicos não estão presentes, pode-se dizer que a energia total do sistema é puramente mecânica. Desse modo, o Princípio da Conservação da Energia implica a conservação da energia mecânica. Esta, por sua vez, é a soma das quantidades de energia cinética e diversas formas de energia potencial (gravitacional e elástica entre elas). Embora a energia mecânica seja sempre constante, a quantidade de cada uma de suas componentes pode sofrer variação de tal modo que a energia total do sistema permaneça constante.
Quando um objeto está a uma altura, ele possui energia potencial gravitacional, que é a energia de interação entre a massa do objeto com a massa da Terra. Essa energia está armazenada no sistema Terra-objeto, e a energia vai diminuindo à medida que o objeto e a Terra se aproximam. A energia potencial gravitacional de um objeto, que é diretamente proporcional ao produto da sua massa, da aceleração da gravidade e da sua distância vertical em relação a um ponto de referência, se transforma em energia cinética do objeto, que está associada ao seu movimento. A energia cinética é diretamente