inflaçao
R: A inflação e a relação entre demanda e oferta, ou seja, quando a demanda (quantidade de pessoas querendo comprar o produto) é maior do que a oferta (quantidade de produtos disponível no mercado) o preço dos produtos tendem a subir, quando a oferta e maior do que a demanda os preços tende a cair.
2. Qual fator que explica o comportamento do índice da inflação?
R: Um dos fatores é o desequilíbrio entre oferta e demanda, ou seja, a demanda cresceu, a produção vem caindo e o nível de investimento também. Com mais pessoas consumindo e menos produtos disponível, o desiquilíbrio se reflete nos preços. Podemos citar como exemplo a farinha de trigo por conta das mudanças climática houve aumento 151,39% segundo dados do IBGE.
3. Quais os principais órgão e instituição utilizados que medem alta dos preços?
R: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),FGV(Fundação Getúlio Vargas),Fipe(Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
4. De todos os índices qual e o mais utilizado e quem afeta diretamente os preços obtido.
R.O mais utilizado entre eles é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços obtidos e cobrados ao consumidor, colhidos em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios (para verificar valores de aluguel) e concessionárias de serviços públicos.
5. A inflação atinge principalmente qual população?
A inflação afeta diretamente a população pobre de baixa renda, fazendo que tenham corte de gastos com alimentação, o que diminui a qualidade de vidas dessa parcela da população. Dificulta o planejamento familiar e financeiro.
6. Com o aumenta da inflação acaba gerando incerteza para a economia, quais as consequência que a inflação acaba trazendo.
R: Com a inflação elevada, a moeda vai perdendo seu valor com o passar do tempo e os consumidores que não tem reajuste não