inflaçao
Existe quatro tipos de inflação:
Inflação de demanda: caracterizada pelo excesso de demanda em um determinado setor .Aumentando a procura de um determinado bem sem que exista uma resposta compatível na oferta é necessário aumentar o preço deste bem para equilibrar a economia .Esta inflação é acarretada basicamente por uma certa defasagem entre a quantidade ofertada e a quantidade demandada, sendo esta última bem maior do que a primeira, causando dessa forma uma pressão nos preços em função de um certo patamar de demanda reprimida. Dentro deste contexto a inflação da moeda está estreitamente relacionada com a inflação de demanda, pois quando o governo pratica a emissão de moeda (aumentando a base monetária) cria na população, a curto prazo, a ideia do aumento do poder aquisitivo.
Inflação de custos: também conhecida como inflação de oferta, que acontece por causa da oferta, por exemplo, quando há uma subida dos custos de produção; Por exemplo . Por exemplo, caso ocorra o aumento do valor da matéria-prima, os produtos que são derivados dessa matéria irão sofrer uma inflação. Essa inflação pode ocorrer também em virtude da elevação de taxas de juros, salários ,combustíveis e tarifas publicas.
Inflação inercial: também é conhecida como inflação psicológica, porque não é causada necessariamente por uma alteração na demanda ou oferta. Muitas vezes acontece porque as pessoas acreditam que a subida dos preços vai continuar;
Inflação estrutural: parecida com a inflação de custos, mas a subida de preço acontece por uma falta de eficiência das infraestruturas envolvidas no processo de produção. , é baseada na rigidez da oferta de bens e serviços dessa estrutura econômica.
Formas de combate da inflação
Existem atualmente apenas quatro métodos de combate à inflação:
Monetarista
Keynesiano
Institucionalista
Radical
Os dois primeiros, chamados de ortodoxos ou tradicionais, não estão mais funcionando, pois o "mercado competitivo"..