Inflamações
Inflamações são causadas através do contato com agente agressor gerando uma reação dos tecidos vascularizados que se caracteriza pela saída de líquidos e de células sanguíneas para o meio intersticial. Ela irá ocorrer como uma resposta inespecífica caracterizada por uma série de alterações, as quais tendem a limitar os efeitos da agressão.
2º) Em uma ferida inflamada, o que explica a vermelhidão, o calor, a dor e o chamado inchaço?
A vermelhidão e o calor são resultados de um aumento da circulação na área inflamada. Esse aumento deve-se à hiperemia ativa, onde há um maior afluxo de sangue arterial. O inchaço é consequência do aumento local do líquido intersticial; ou seja, deve-se ao exsudato infiltrado nos tecidos. A dor depende do acúmulo de substâncias biológicas no local inflamado que atuam sobre as terminações nervosas.
3º) Qual o papel dos chamados mediadores químicos na reação inflamatória?
São substâncias que participam desencadeando, mantendo e amplificando os diversos processos envolvidos na resposta inflamatória. Eles apresentam papel específico, atuando em estágios definidos da reação inflamatória, e podem ser exógenico ou endógenico. A maioria dos mediadores químicos executa sua atividade biológicas ligando-se a receptores específicos nas células-alvo. Algumas possuem atividades enzimáticas, enquanto outras medeiam lesão oxidativa.
4º) Pode citar os principais?
Aminas vasoativas (histamina e serotonina): Esta molécula leva à dilatação arteriolar, aumentando a permeabilidade do vaso e, consequentemente, facilitando a saída de leucócitos para o sítio inflamatório.
Metabólitos do Ácido Araquidônico: Levam à vasodilatação, inibição da agregação plaquetária e estão envolvidas na patogenia da dor e febre no processo inflamatório. Aumentam, também, a permeabilidade vascular.
Fator de Ativação Plaquetária: Atua estimulando as plaquetas causam vasoconstrição e broncoconstrição.
Citocinas (fator de necrose