Inflacao
O crédito bancário e operação pela qual um banco põe determinada soma a disposição do beneficiário, com a garantia de este lhe pagar os juros convencionados e de lhe restituir na data fixada para o reembolso, importância correspondente a que havia sido emprestada.
Surge nos primórdios, quando aqueles que possuíam recursos disponíveis, mesmo que ainda não fosse dinheiro na acepção da palavra, financiava investimentos ou alguma operação particular ou colectiva.
O crédito bancário surgiu quando viu-se a necessidade de desenvolvimento económico e para tal as empresas tinham que produzir e vender seu produto.
Para que as empresas pudessem produzir tinham necessidades de fundos, que aplicavam em matérias-primas, equipamentos e outras despesas diversas. E Para que pudessem vender o seu produto ou serviço era necessário que os seus clientes, empresas, particulares ou Estado, tivessem dos fundos necessários para efectuar o pagamento.
Quando os diversos agentes económicos não dispõem dos fundos que necessitam, podem recorrer ao crédito bancário
Títulos de crédito
Chamam se títulos de créditoos documentos que conferem ao seu proprietário (titular) o direito de receber, mediante a respectiva apresentação ou em troca, uma mercadoria, certa quantia de moeda ou em serviço.
Quando procedemos ao estudo do contrato de compra e venda verificamos que, certas operações de compra e venda, as prestações que cabem ao vendedor e ao comprador não ocorrem simultaneamente. Com o efeito pode suceder que a mercadoria seja paga no acto da entrega ou que o pagamento se verifique em data posterior, dizendose, nestecaso, que a compra e venda e a crédito.
O devedor fica obrigado a efectuar determinada prestação no caso do comprador consiste na entrega de certa quantia em dinheiro e, por outro lado, o credor tem o direito de exigir do devedor o comprimento daquela obrigação.
Classificação dos títulos de créditos
Os títulos de