Inflacao
Existem outros fatores não menos relevantes que influenciam o comportamento da inflação um deles e á variação cambial ocorre com uma eventual elevação súbita da cotação do dólar ante o real, outra maneira de inflação ocorre com o fenômeno inflacionário que atinge diversos países que contamina os preços domésticos é que se viu antes da crise americana de 2008, quando as cotações do commodities agrícolas, minerais e energéticas que subiam com vigor na esteira pujante demanda internacional.
A inflação também pode alimentar-se de reajustes de preços no presente que atualmente se da em nível muito menor que o verificado no período de hiperinflação e chamado de indexação, a boa noticia que este efeito restringe os preços administrados, este é o caso de muitos serviços públicos, cadernetas de poupança e alugueis. A inflação é sentida pela população devido a sua renda mensal ser reduzida devido ao aumento de preço.
Índice de inflação é um indicador que mede a evolução dos preços num determinado período de tempo, os principais são o IPCA, medido pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), e o IGP-M, calculado pela fundação Getulio Vargas (FGV). A diferença entre os indicadores e o nível de renda é o perfil social das famílias pesquisadas. O principal instrumento para combater a inflação é a política de juros cuja taxa básica (a selic) e fixada pelo banco central, aumentando a taxa de juros eleva-se o custo do dinheiro, sendo assim investidores e população irão consumir menos e os preços tende a cair. Reduzir os gastos públicos também contribuiria para o combate da inflação.