infecção hospitalar
Este trabalho discute a questão infecção hospitalar. Nesta abordagem pretende-se buscar conhecimentos para responder a indagação como pode ser adquirida uma infecção hospitalar?
Fruto de uma pesquisa bibliográfica procura-se levantar ideias que tratem desta temática com a finalidade de aprofundar este estudo. A partir da hipótese que a infecção hospitalar é adquirida por erro dos profissionais e, são um grande problema da saúde pública, esforços empreendidos para se chegar às respostas que mais se aproximem da realidade que envolve o assunto em debate.
O objetivo desta pesquisa é realizar estudos sobre infecção hospitalar procurando identificar como ocorrem essas infecções e constatar as medidas que devem ser tomadas para evitar as mesmas.
Justifica-se a realização deste trabalho, considerando que só o aprofundamento deste assunto permitirá que se possam defender os argumentos advindos das leituras em livros e sites, das observações e das reflexões decorrentes do entendimento e da reescritura dos textos lidos.
Espera que este trabalho possa servir de subsídio para outros acadêmicos que desejam aprofundar seus conhecimentos.
Estruturado em três partes o texto foi assim construído: na primeira parte é tratado do surgimento dos hospitais; a segunda parte traz o surgimento das infecções hospitalares e finalmente na terceira parte são apresentadas informações sobre a prevenção contra uma possível infecção.
Surgimento dos hospitais
O surgimento dos hospitais foi um grande avanço para toda a humanidade, pois trouxe muitas vantagens, mas muitos problemas também que deveriam ser eliminados e obstáculos que ainda deveriam ser superados.
“As primeiras referências à existência de hospitais remontam a 325 D.C. O Concílio de Nicéia determinou que os hospitais fossem construídos ao lado de catedrais” (COUTO, 2009; CARDOSO, 2009; PEDROSA, 2009, p.03).
Sendo considerado um grande avanço para a humanidade, trazendo consigo muitos benefícios para a