Infarto Agudo do Miocárdio
PATOLOGIAS RENAIS
Cálculos Renais
CENTRO UNIVERSITÁRO ESTÁCIO DA BAHIA
DISCIPLINA: Patologia em Enfermagem
PROFESSOR: Wagno Alcântara
ALUNOS: Cristiane Silva de Souza, Maria das Graças Reis de Castro, Gilmar Marques da Santana e João Pablo Oliveira Figueiredo
ROTEIRO DAS DOENÇAS RENAIS
Histórico
Incidência
Fatores de Risco
Fisiopatologia
Aspectos Clínicos
Diagnóstico
Tratamento
Papel do Enfermeiro
A objeção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia.
Friedrich Nietzsche
CÁLCULOS RENAIS
Sinônimos: Pedras no rim, Litíase Renal e Nefrolitíase
HISTÓRICO
A litíase urinária é conhecida pelo Homem desde a Antiguidade, datando os primeiros cálculos renais identificados em múmias egípcias de cerca de 8000 AC. As primeiras referências escritas sobre a litíase urinária e as suas formas de tratamento situam-se entre 3200 e 1200 AC.
É uma das enfermidades mais comuns da sociedade moderna e sua prevalência tem aumentado progressivamente nas últimas décadas.
INCIDÊNCIA
A litíase urinária afeta a população numa proporção de três homens para cada mulher, principalmente na faixa entre 20 e 50 anos de idade. Os países industrializados e de clima tropical têm maior incidência de cálculo urinário quando comparados aos países em desenvolvimento, fato decorrente das diferenças entre o tipo de alimentação e da perda hídrica pelo suor. Observa-se também que essa doença acomete mais os indivíduos que compõem as camadas mais altas da pirâmide social.
A história familiar de litíase urinária aumenta em cerca de duas vezes a probabilidade de um indivíduo apresentar a doença. A prevalência de cálculo renal aumenta com a idade e é mais comum em homens do que em mulheres.
Estudos apontam que sua incidência vem aumentando nas últimas décadas, de tal modo que até os 70 anos de