Infarto Agudo do Miocardio
INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO
.
PRIMEIROS SOCORROS
INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO
RESUMO
Palavras-chave: Infarto Agudo do Miocárdio, primeiros socorros, fatores de risco
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é decorrente da oferta inadequada de oxigênio para o músculo cardíaco, levando a morte desse órgão. Geralmente isso decorre da interrupção abrupta do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias. O principal sintoma do IAM é a dor no centro do peito, comumente irradiada para o braço esquerdo, para a mandíbula ou para as costas. Seus principais fatores de risco é a hipertensão arterial, pessoas com colesterol LDL altas, fumantes, sedentários, alcoólatras e até mesmo idade, sexo e a predisposição familiar.
A maioria das mortes por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), cerca de 50 % ocorrem na primeira hora do evento, o que demonstra a importância da assistência médica rápida, medida de primeiros socorros imediata como a ressuscitação cardio-pulmorar (RCP) em caso de parada cardíaca é primordial nos primeiros momentos podendo levar a um melhor prognóstico para a vítima. Exames como o eletrocardiograma, eco cardiograma e exames marcadores de necrose são utilizados para o diagnóstico de infarto, como também seu sinais típico descrito acima,em relação as medicações existem aquelas que são administradas para controle da dor anginosa e taquicardia no momento do evento agudo e outras como o AAS vêem sendo utilizado para a prevenção com grande eficácia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O infarto agudo do miocárdio (IAM) faz parte do quadro de doenças cardiovasculares que acomete um grupo de pessoas na população mundial. Observou-se nas últimas décadas, uma importante diminuição na taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares em países desenvolvidos, devido aos