Infantil
RESUMO
O presente guia procura enumerar e discutir os tópicos necessários num relatório científico de um projeto classificado como “Projeto Integrador de Pesquisa”. Inicialmente, são abordadas as metas gerais de um projeto de pesquisa, destacando a importância dos relatórios como instrumento de divulgação do trabalho realizado. Na seqüência, os elementos essenciais à composição de um relatório são listados e discutidos; são eles: resumo, introdução, objetivos, metodologia, revisão bibliográfica, estudo de caso, resultados, discussão dos resultados, conclusões e referências bibliográficas. Por fim, algumas sugestões para a edição e apresentação gráfica dos relatórios são apresentadas.
I. INTRODUÇÃO
Antes de definir as características básicas de um relatório científico é interessante definir quais são as metas de um projeto integrador de pesquisa. Resumidamente, pode-se citar:
1º Propiciar ao aluno que executa o projeto um primeiro contato com a metodologia científica: • escolha de um tema para estudo; • elaboração de pesquisa bibliográfica que forneça as informações necessárias para a compreensão dos fenômenos a estudar, sedimentando conceitos; • execução de procedimento experimental (quando este se aplicar) para a obtenção de dados que elucidem o tema escolhido; • discussão dos resultados obtidos com base nas teorias desenvolvidas na revisão bibliográfica; • elaboração de relatório, fazendo o aluno praticar técnicas para organizar fatos e formular conclusões[1].
2º Auxiliar o professor / orientador do trabalho na obtenção de dados experimentais de projetos de pesquisa mais amplos.
3º Desenvolver técnica ou procedimento para incrementar ou aperfeiçoar as atividades de uma empresa.
4º Apoio didático às disciplinas correlatas à área de pesquisa, fornecendo informações para o uso em aulas.
Todo o trabalho