Infancia - Piaget
Disciplina:
Infância sob a perspectiva do desenvolvimento humano
Prof.
Dr. Rinaldo Correr
- Turma: Quarta - noite
Texto Prévio 12 – Jean Piaget
Breve histórico
JEAN PIAGET (1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do séc. 20 na área da psicologia do desenvolvimento. Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstrato. Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças qualitativas (em género) e não qualitativas (em quantidade). Existem 2 aspectos principais nesta teoria:
1. O processo de conhecer
2. Os estádios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade.
O comportamento é controlado por meio de organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as ações. Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está. (equilibração). Assim, estabelecer um desiquilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais do indivíduo. Piaget descreveu 2 processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação:
- assimilação e acomodação.
Conceitos-chave
- Organização: à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos.
- Adaptação: capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio.
- Assimilação: moldar novas informações para encaixar nos esquemas existentes.
- Acomodação: mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir.
- Processo desenvolvimental - Equilibração: tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio.