Infalção
A auditoria de demonstrações financeiras consiste na conferência rigorosa das contas de uma empresa, no intuito de verificar a consistência da demonstração de resultados podendo auxiliar na definição de estratégias, levando a ter um retrato real da situação financeira de especificada no Balanço Patrimonial, sendo ela uma ferramenta muito importante para auxiliar na tomada de decisões, mostrando assim os principais pontos críticos e determinando prioridades para resolver os principais problemas.
Seguindo os princípios da contabilidade permitem aos auditores a fixar padrões de comparação e credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação.
Podemos calcular índices que pode ser comparado entre empresas do mesmo setor, do mesmo porte ou da mesma região ou ainda verificar qual a evolução da empresa ao longo do tempo.
Através da Análise de Balanços podemos detectar quais os pontos fortes e fracos da empresa, se há capacidade de crescimento e como ela pretende crescer. Se ela efetuou investimentos, obteve empréstimos, apresenta capacidade de pagar suas contas, se ela gera riqueza e como ela e distribuída.
1.1 Balanço Patrimonial
1.1.1 Conceito
O Balanço Patrimonial é uma espécie de “raio x” da empresa que revela a situação patrimonial de um dado período (exercício contábil), formado pelo Ativo, Passivo e o Patrimônio Líquido da sociedade, sendo bem simplista podemos afirmar que o Ativo é constituído por todos os bens e direitos da empresa.
É o Passivo pode ser definido como as obrigações contraídas perante terceiros para o financiamento do Ativo, o Passivo representa os deveres da empresa para com terceiros, e aonde a auditoria tem a finalidade determinar se:
Sendo estabelecido na Lei das Sociedades Anônimas, o Balanço Patrimonial, bem como