Nossa língua, nossa identidade
A língua é indiscutivelmente uma das características mais importantes da identidade e cultura de um povo. A nossa língua materna define nossa identidade enquanto povo,e essa identidade é independente de quaisquer barreira física.
Da mesma forma que a humanidade evolui e se modifica com o passar do tempo, a língua acompanha essa evolução e varia de acordo com os diversos contatos entre os seres pertencentes à comunidade universal. Assim, é considerada um objeto histórico, sujeita a transformações, que se modifica no tempo e se diversifica no espaço
As variedades linguísticas constituem as variações que um idioma qualquer apresenta, em função da condição social, cultural, histórica e regional em que um indivíduo o utiliza. Constituindo-se como parte integrante do universo língua, as variantes possuem o objetivo principal de promover a comunicação interativa e verdadeiramente efetiva entre as pessoas.
Quando as crianças começam o seu processo de aquisição da linguagem, vão adquirindo os traços que caracterizam a fala de seu grupo social e de seu lugar de origem. É possível que elas variem ou mudem a pronúncia dos segmentos sonoros, mas é muito comum que mantenham os traços identitários originais que permitem que seja reconhecida como pertencendo a um grupo social e geográfico, e que outros sujeitos de fora do seu grupo também a reconheçam como tal.
Nosso país tem grandes dimensões, e devido a isso possui diversidades de povos, com variações linguísticas, influenciadas pelas culturas regionais.
A cultura nordestina é forte e viva, e sofrendo o estado de Sergipe, influências dos portugueses e indígenas, formou muitas de suas palavras dessas culturas:siri, cariri,maracujá,mangaba,jenipapo,jatobá.Existem outros termos sergipanos que são bastante utilizados por seus habitantes:apois,acoitar,avexado,cabrunco...
Não existe português certo ou errado, mas modalidades de prestígio ou desprestígio que correspondem ao meio e ao falante.