Inf ncia
Fase que apresenta duração dos primeiros dias até os onze anos. É nela que aprendemos as primeiras palavras, até saber falar totalmente, engatinhamos e depois começamos a andar sozinhos, porém, ainda dependemos dos outros. Também adquirimos aos nossos conhecimentos a parte educacional e as normas e os preceitos que a sociedade nos impõe.
18 meses - 3 anos
A pequena criança neste estágio cresce menos do que durante os primeiros 18 meses de vida. A criança, então, pode correr uma curta distância por si mesma, comer sem a ajuda de terceiros, e falar algumas palavras que têm significado (por exemplo, mamã, papá, bola, etc), e a expectativa é que a criança continue a melhorar estas habilidades.
O principal aspecto desta faixa etária é o desenvolvimento gradual da fala e da linguagem.
Aos três anos de idade, a criança já pode formar algumas frases completas (e corretas gramaticalmente) usando palavras já aprendidas, e possui um vocabulário de aproximadamente 800 a mil palavras.
3 a 4 anos
As crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando a criança para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola. As crianças desta faixa etária são altamente ativa em geral, constantemente explorando o mundo à sua volta.
As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer. Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta - tornando-se gradualmente menos egocêntrica - e melhor, começa a compreender que suas ações podem afeta as pessoas à sua volta.
As crianças, a partir dos três anos de idade, também passam a aprender padrões de comportamento de um processo chamado identificação. As crianças passam a identificar-se com outra pessoa por causa de vários motivos, incluindo laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente, por exemplo) e semelhanças físicas e psicológicas.
A grande maioria das