Indústria Nuclear
www.uff.br/petmec
Setembro de 2014
ENGENHARIA MECÂNICA E INDÚSTRIA NUCLEAR: PODEM SE
ENGAJAR?
Camilla Schausse, João Vitor Machado, Suzana Assumpção, Paola Achtschin e Vinicius Muniz
Alunos de engenharia mecânica - UFF
Resumo: Neste trabalho buscamos obter o máximo de informações possíveis a respeito da atuação do engenheiro mecânico na indústria nuclear.
A área de física nuclear fornece um leque de opções à pesquisa. Será abordado brevemente sobre a física médica, uma destas áreas de pesquisa e redobraremos nossa atenção para outra área: a usina nuclear, um âmbito que mais obtivemos ciência a cerca do trabalho, do exercício dos profissionais acima mencionados. As condições de trabalho, a demanda, o salário e a segurança submetida a estes engenheiros serão brevemente exploradas.
Palavras-chave: Indústria nuclear, engenheiro mecânico, usina nuclear.
1. INTRODUÇÃO
Na presente publicação, dissertaremos sobre as esferas da indústria nuclear e a participação específica do engenheiro mecânico, no projeto, processos e manutenção, na usina nuclear. O papel do Brasil, como agente atuante, sua história e usinas nucleares, assim como estas ao redor do mundo serão levados em consideração. Esmiuçaremos sobre o processo de produção de energia nestas usinas e também exporemos algumas ramificações da indústria nuclear, visto que é uma área bem abrangente.
Fabiana R. Leta
Departamento de Engenharia Mecânica
Email: fabianaleta@id.uff.br
2. EMPRESAS E INDÚSTRIAS
INB (Indústrias Nucleares do Brasil),
CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear),
INCA (Instituto Nacional de Câncer), Westinghouse Electric Company, Eletrobras Eletronuclear),
EDF (Eletricité de France), Areva, entre outros.
3. ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO MECÂNICO
3.1. Na Usina Nuclear (geração de energia)
Entrevistamos Caetano Vidal, aluno de engenharia mecânica da UFF, atualmente trabalha no projeto de construção da usina nuclear de