Indústria de perfuração de poços de petróleo.
1. Resumo
2. Introdução
2.1 História do petróleo
2.2 O porquê da exploração do petróleo
2.2.1 Vantagens e desvantagens do petróleo
3. Desenvolvimento
3.1 Método de perfuração
3.2 Flúidos de perfuração
3.3 Revestimento de um poço
3.4 Cimentação
3.5 Plataformas marítimas
3.6 Brocas
4. Conclusão
5. Referências Bibliográficas Universidade Federal da Paraíba Departamento de Ciência da Informação
Indústria de perfuração de poços de petróleo.
João Pessoa, 05 de Novembro
1. Resumo O petróleo é uma matéria prima usada desde a antiguidade e que ganhou destaque com as revoluções das indústrias e a busca por fontes energéticas. A perfuração de um poço de petróleo envolve muitas etapas e vários tipos de equipamentos que formam a sonda de perfuração que juntos são indispensáveis para que o petróleo chegue até a superfície.
2. Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre perfuração de poços de petróleo desde as primeiras análises sobre o local onde será feita a perfuração, a capacidade do futuro poço de exploração, os gastos envolvidos, os riscos ambientais, as vantagens e desvantagens. E de acordo com todas essas condições mostrar quais são os métodos mais importantes e como eles funcionam, quais os sistemas que envolvem uma sonda de perfuração, os equipamentos necessários e como eles devem ser usados; para que assim possamos entender todos os mecanismos, processos e estruturas que estão relacionados a perfuração de um poço e o porquê que o petróleo continua sendo uma fonte energética tão importante em todo o mundo.
2.1 História do Petróleo
O petróleo ao contrário do que muitos pensam já era usado desde a antiguidade pelos egípcios para embalsamar os corpos das pessoas que faleciam, no entanto no Brasil só ganhou importância para a economia a partir de 1930 quando o engenheiro agrônomo Manoel