Populacao
Define-se população como qualquer grupo de organismos da mesma espécie que ocupam o mesmo espaço particular.
Para caracterizar uma população devemos levar em conta, número de mortes ocorridas em determinado período, taxa de nascimentos, emigrações e imigrações, além do tipo de estratégia dos organismos, por exemplo: se o indivíduo é um colonizador, coloca muitos ovos ou produz muitas sementes, este será estrategista em r, ou se eles mantem seu nível de produção de sementes, ovos ou algo relacionado a isto ele será estrategista em K.
Algo realmente importante é o tipo de relação ecológica que existe entre as espécies habitantes da área, algumas destas relações são:
Parasitismo: um organismo que se aproveita de outro para obter seus recursos.
Predação: um indivíduo se alimenta de outra espécie, assim obtendo energia.
Competição: um ser necessita dos mesmos recursos de outro e assim ocorre uma luta entre eles para obter determinado recurso, esta disputa pode ser, por território, alimento, luz, agua, entre outras coisas.
Comensalismo: um ser se alimenta dos restos de outro.
Mutualismo: Um organismo se beneficia de um recuso não causando danos ou otimizando a produção de outro.
Espécies analisadas:
A Egretta thula conhecida como garça-branca-pequena, é uma ave encontrada no Brasil, do sul dos Estados Unidos até a Argentina e Chile, com hábitos diurnos, em épocas de reprodução formam bandos vivendo em lagos, rios, açudes ou banhados. Se alimenta de peixes, insetos, larvas, pequenos anfíbios e repteis.
A Phimosus infuscatus. Tradicionalmente conhecida como maçarico-preto ou tapicuru-preto tem hábitos gregários, ou seja, gosta ou tem hábito de andar em bandos, procria em colônias. Se alimentam de insetos, vermes, invertebrados e, além disto, sementes nas margens de corpos d’água.
A Casmerodius albus, nomeada popularmente como Garça-branca-grande é uma ave da ordem dos pelecaniformes, assim como a garça-branca-pequena é ela é comum nos banhados, rios e