Introdução a eng. petroleo
Após a segunda revolução industrial, a necessidade de aumentar a quantidade de iluminação fornecida aos seres humanos ficou evidenciada, já que a produção fabril aumentava exponencialmente e era necessário que os trabalhadores exercessem suas funções cada vez mais em horários desprovidos de luz solar. Então, a primeira matéria prima proveniente do petróleo a ser utilizada comercialmente foi o querosene com fins de gerar iluminação, entretanto, mais ou menos nesse mesmo período, a utilização de querosene como substituto da lenha, para geração de força motriz foi difundido entre a cultura de muitas empresas e fábricas.
O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado pelo coronel Drake, utilizando tecnologia de perfuração para exploração do sal, em uma região de pequena profundidade (21m).
A partir desse marco, o interesse pelo “Ouro Negro” ficou extremamente evidenciado, visto o grande poder econômico desse mineral e o que antes eram apenas pequenas empresas, se tornaram grandes corporações produzindo petróleo em larga escala.
Com o passar do tempo e com o advento da indústria automobilística por Henry Ford, a utilização do petróleo para produção de combustível automobilístico se tornou a principal atividade econômica na cadeia de produção das matérias primas provenientes do petróleo.
No fim dos anos 50 do século XX a produção mundial de petróleo excedia consideravelmente a procura. O preço do produto desceu e, com isso, diminuiu também a quantidade de dinheiro pago pelas grandes companhias petrolíferas às nações produtoras. Como reação a esta enorme quebra das receitas, funda-se a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em 1960, reunindo doze países: Argélia, Gabão,