Indústria de Café
PEDRO CELIAK
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INDÚSTRIAL
UNIDADE PRODUTORA DE CAFÉ EM SACHÊS
goiânia
2013
1. INTRODUÇÃO
O Brasil desenvolve, hoje, o maior programa mundial de pesquisas em café. Avanços significativos da cafeicultura brasileira em anos recentes, como o crescimento da produtividade, estão relacionados a pesados investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Pesquisas em áreas importantes como melhoramento genético, biotecnologia e manejo de pragas são desenvolvidas anualmente pelo Consórcio Pesquisa Café, rede integrada de instituições brasileiras de pesquisa.
As pesquisas em café desenvolvidas no Brasil têm por objetivo ampliar a base de conhecimento do setor, gerando informações e novas tecnologias para a produção, a indústria, as universidades e demais instituições, de modo a promover a sustentabilidade econômica da atividade cafeeira, com responsabilidade social e ambiental.
O café representa um consumo em larga escala no Brasil, principalmente nas tradicionais regiões de São Paulo – com o porto de Santos, responsável por 2/3 das exportações de café do Brasil -, e Minas Gerais – que sozinha é responsável por 50% da produção nacional de café.
Sabendo que o público consumidor de café vem aumentando cada vez mais, e atualmente está sendo difundido em todas as faixas etárias, desde as pessoas acima de 40 anos como criança e adolescentes que vem degustando os cafés.
Em estudo prévio de um grupo de pesquisadores foi identificado que os hábitos de vida da população estão caracterizados por alto volume de atividades, o que requer atenção. Exige-se um alto e acelerado ritmo de trabalho e é comum que não tenham muito tempo para preparar suas refeições. Dessa forma, surgiu a oportunidade de criação de um produto que facilitasse o cotidiano das pessoas em termos de praticidade.
Surge a ideia de criar um café que alie as maiores necessidades domésticas que são facilidade de preparo,