Indutivismo
Teses centrais da concepção comum de ciência :
*A Ciência é OBJETIVA.
*As teorias científicas são derivadas de maneira rigorosa da obtenção dos dados da experiência adquiridos por observação e experimentação.
*O conhecimento científico é conhecimento confiável porque é conhecimento PROVADO OBJETIVAMENTE.
De acordo com o indutivista ingênuo a ciência começa com a observação, feita por um observador com órgãos sensitivos normais e inalterados.
A observação deve ser, portanto, neutra. É por meio dela que chegamos aos enunciados elementares e, destes, aos universais.
Afirmações ou enunciados singulares : referem-se a uma ocorrência específica ou a um estado de coisas num lugar específico, num tempo específico.
Afirmações ou enunciados universais: Referem-se a todos os eventos de um tipo específico em todos os lugares e em todos os tempos.
Indutivismo – Qual é o problema em questão ?
De acordo com a visão indutivista o conhecimento começa com a experiência. Além disso, os enunciados singulares devem levar aos enunciados universais.
Contudo, como realizar tal processo? Ou seja, como alcançar os enunciados universais a partir dos enunciados singulares ? Numa palavra o que permite a GENERALIZAÇÃO ?
“ ...nas palavras de Nolt e Rohatyn “ num raciocínio indutivo interessa-nos a probabilidade da conclusão, dadas as premissas, isto é, a probabilidade indutiva do argumeto”. Tais argumentos cuja conclusão é provável a partir da(s) premissa(s) são ditos INDUTIVOS (...)”.
Tipos de indução: 1. Indução Simples: “É caracterizada pela enumeração dos elementos de uma determinada amostra de um conjunto e a constatação de uma propriedade comum a todos estes, seguida da inferência de que todos os elementos do conjunto em questão possuem a dada propriedade”. 2. 3. Indução por analogia: “O raciocínio por analogia é bastante próximo daquele que caracteriza a indução por enumeração. Na I.A as premissas afirmam que duas ou mais coisas