Industrias no Leste Europeu
Atualmente, o Leste Europeu é constituído por 22 países. Este grupo é considerado a “parte pobre” da Europa, pois a maioria de seus países até pouco tempo estava, ainda, presos a sistemas feudais e impérios arcaicos, enquanto que as nações mais a oeste do continente experimentavam constantes ventos de mudança com as navegações, o estabelecimento de grandes impérios ultramarinos, as ideias iluministas e a revolução industrial. As condições de vida em muitos desses países podem ser comparadas a de outras nações em desenvolvimento, com uma indústria incipiente, alta concentração de pessoas na área rural, baixos níveis de educação, saneamento, etc. Um país muito importante da Europa Oridental é a Russia:
• A economia russa é formada principalmente por indústrias, mineração (principalmente petróleo e gás natural), finanças e agriculturas.
• Dentre os produtos industrializados encontra-se principalmente mineração (carvão, petróleo, gás natural, metais), produtos químicos, máquinas (desde moinhos a aviões e veículos espaciais), indústria de defesa (incluindo radares e mísseis), componentes eletrônicos avançados, construção naval, material ferroviário e rodoviário, equipamentos de comunicação, máquinas agrícolas, tratores e equipamentos de construção civil, equipamentos de geração e transmissão de energia, instrumentos médicos e científicos, bens de consumo duráveis, têxteis, alimentos, artesanato.
• A Rússia tem um grande nível de exportação de petróleo bruto, produtos derivados de petróleo, metais, gás natural, produtos químicos para principalmente Holanda, Alemanha, Itália, Turquia e China.
Entre outros países do Leste Europeu encontramos:
1. República Tcheca: onde suas indústrias são em sua maioria alimentícias, máquinas, metalúrgica, produtos eletroeletrônicos
2. Polônia: destaca-se a indústria metalúrgica, a mecânica, a automobilística e a alimentícia
3. Hungria: indústrias alimentícia e produtos mecânicos
Fontes: