Europa Oriental
A Europa Oriental é uma região geográfica localizada na área leste do continente europeu. Em comparação com a parte ocidental, a oriental é menos desenvolvida do ponto de vista econômico.
É importante destacar que esta divisão, baseada na localização geográfica, não é uma unanimidade entre os geógrafos. Muitos adotam critérios históricos, culturais e até políticos para estabelecer a divisão da Europa em Oriental e Oriental. O termo Leste Europeu (Europa Oriental) foi muito utilizado no período da Guerra Fria, para fazer referência aos países socialistas sob influência da antiga União Soviética.
A população da Europa Oriental é de, aproximadamente, 230 milhões de habitantes (estimativa 2013).
Uma das regiões mais desenvolvidas, do ponto de vista econômico, é a danubiana, em que se localizam a República Tcheca, Hungria, Romênia e Eslováquia.
O catolicismo ortodoxo é a religião dominante na Europa Oriental. Porém, na Estônia e Letônia, as religiões protestantes possuem muitos seguidores. O islamismo tem vários adeptos em países como a Bósnia Herzegovina e em Montenegro.
Fazem parte da União Europeia os seguintes países do leste europeu: Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca e Romênia.
As principais línguas faladas nesta área do continente europeu são: russo, húngaro, búlgaro, sérvio, polaco, romeno, albanês, eslovaco, checo e croata. Portanto, a maior parte da população do leste europeu fala línguas de origem eslava.
Aspectos Gerais
O desenvolvimento do capitalismo e a Revolução Industrial, bases da sociedade moderna, ocorreram inicialmente na parte ocidental da Europa, banhada pelo Oceano Atlântico. A Europa oriental, ou Leste europeu, a parte menos desenvolvida do continente há alguns séculos, foi consolidada pela Segunda Guerra Mundial, bem como, principalmente, a denominação. Após a guerra, o mundo ficou dividido em dois blocos principais: o capitalista,