A Europa Oriental e o Socialismo:
Chamamos de Leste Europeu o conjunto de países que ficam no lado oriental da Europa . Antigamente, tais países eram chamados desta forma por possuírem uma trajetória histórica muito parecida, especialmente depois da desintegração da União Soviética. Eles também tinham em comum a regime político comunista, que os diferenciava, em todos os aspectos, de todo o resto da Europa. Contudo, atualmente, os vestígios do comunismo são quase invisíveis, e tais países integram a economia mundial abrindo suas portas para todo o resto do mundo, e revelando todos os seus tesouros, seus monumentos, e principalmente, sua sofrida história e cultura.
Selecionamos aqui alguns dos paises que mais vêm crescendo nas graças dos turistas, e quais os principais lugares para conhecer em suas cidade. A República Tcheca é um dos países mais procurados, e sua capital, Praga , abre as portas de seus museus, teatros e centros históricos para receber a todos. A Hungria revela suas terras e explica Budapeste , com muitos festivais e monumentos. Já a Polônia mostra as belezas preservadas de um passado longínquo e mostra que reergueu completamente as ruínas que sobraram da guerra. Dela indicamos Varsóvia e Cracóvia , a capital e a mais bela cidade do país, ambas encantadoras e distintas como água e vinho.
A DOMINAÇÃO RUSSA E SOVIÉTICA:
.
A dominação russa fez-se em varias etapas desde o século XVIII, e sua influência é ainda uma realidade na região. Na Segunda Guerra Mundial, a União Soviética conseguiu alargar suas fronteiras mediante a ocupação das republicas bálticas (Estônia, Letônia, Lituânia). A partir de 1944, à medida que o Exército Vermelho soviético ia derrotando as forças alemãs, diversos países do LesteEuropeu foram libertados pela União Soviética, que, aos poucos impôs a eles regimes socialistas e governos satélites, ou seja, submissos ao controle mundial. Quando acabou 2ª Guerra Mundial, evidenciou-se que o continente europeu estava dividido por