campanha de prevençao ao cancer de boca
Câncer de Boca
A boca e a garganta participam de vários processos como respiração, fala, alimentação e deglutição. Um câncer na região pode afetar a rotina e a vida dos pacientes e, por isso, atendimento especializado e multidisciplinar são essenciais desde o diagnóstico. A principal arma contra o câncer de boca e a prevenção, como, não fumar, não beber bebidas alcoólicas, fazer uma higiene bucal adequada como escovar os dentes e passar o fio dental, e para aquelas pessoas que usam próteses ou dentaduras tem que limpar bem também.
Também existe o hpv que também pode influenciar no câncer de boca, esse vírus e transmitido por sexo oral, então mesmo que seja sexo oral tem que usar preservativo.
O câncer de boca surge como algumas lesões percursoras, como, machucados na boca que duram mais que duas semanas ex: úlcera, afita ou em forma de manchas brancas ou vermelhas.
Como fazer o alto exame: deve ser realizado em frente ao espelho em um lugar bem iluminado, inicialmente deve se observar o lado de fora da boca em seguida observe o lábio inferior e o superior e as bochechas, o céu da boca, a garganta observando as amidalas e também a úvula (a campainha), si você usar próteses tire-as antes de fazer o alto exame observando as gengivas.
No caso de alguma lesão suspeita procure um medico ou um dentista de sua confiança, ou vá ate um posto de saúde mais próximo a sua casa. Não se esqueça quanto antes você for melhor, mais chance você tem de curar o câncer e ter uma vida normal
CAMPANHA CONTRA O TABAGISMO 22 PESSOAS MORREM POR HORA POR CAUSA DO CIGARRO NO PAIS
CERCA DE 90% DOS CASSOS DE CANCER NO PULMAO SÃO FUMANTES
24% DAS CRIANÇAS SÃO DE ALGUMA FORMA, FUMANTES PASSIVAS E ESTAO SUJEITAS AOS EFEITOS NOCIVOS DO TABACO
FILHOS DE MULHERES QUE FUMAM DURANTE A gravides tem 4 vezes mais probabilidade de fumar também
O álcool e responsável por cerca de 60% dos acidentes de transito e aparece com 70 % dos