industrias modos
Revolução Agrícola e a domesticação de animais; a
Revolução Industrial, com as fábricas, a urbanização e as vias para o escoamento da produção.
A industrialização é um processo de imensa importância. Ela altera profundamente a economia, a exploração dos recursos naturais e o meio ambiente, além de moldar o desenvolvimento social e cultural de um país ou de uma região.
As Regiões que compõem a economia global se industrializaram em períodos distintos e com características diferentes:
Industrialização clássica – ocorreu durante a
Primeira e a Segunda Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX;
Industrialização tardia – se desenvolveu no séculos
XX nos países subdesenvolvidos;
Industrialização sob o socialismo – aconteceu nos países que adotaram o planejamento econômico socialista como forma de se industrializar.
Características gerais da industrialização
De acordo com o tipo de tecnologia empregada no processo de produção, as indústrias são classificadas em tradicionais, modernas e de ponta.
Indústrias tradicionais – São geralmente as mais antigas e caracterizam-se por maior uso de mão de obra e baixo índice de automatização e de investimento em ciência e tecnologia.
-Exemplo: Têxteis, vestuário, calçados, alimentos, de bebidas e de móveis.
Indústrias modernas – Têm maior quantidade de capital investido, e seus métodos de produção fazem uso intensivo de máquinas modernas. Utilizam um
número menor de trabalhadores que as indústrias tradicionais e a mão de obra costuma ser bastante qualificada. -Exemplo: Indústria automobilística, a química e a eletrônica. Indústria de Ponta ou Alta Tecnologia – caracterizase por vultosos investimentos em ciência e tecnologia, uso de mão de obra altamente qualificada e produção
de