Industrialização do brasil
A localização das indústrias no Brasil seguiu os padrões comuns a essa atividade em todo o mundo. Em um primeiro momento, houve marcante concentração das indústrias em determinada região para mais tarde acontecer exatamente o oposto: as empresas estão fugindo dos locais muito industrializados, em um processo que chamamos de dispersão industrial.
Concentração industrial
A indústria brasileira começou a se concentrar no estado de São Paulo no período que vai de 1907 a 1920, tendo sua origem nos capitais da economia cafeeira.Em 1920, São Paulo participava com mais de 30% do número de indústrias do país.
Na primeira fase do processo de industrialização brasileiro (1930-1960), além do capital do comércio do café. São Paulo reuniu os principais requisitos para o desenvolvimento dessa atividade:
* mão-de-obra assalariada imigrante que, paulatina mente, substituiria a mão-de-obra escrava; * ferrovias que ligavam o interior ao porto de Santos; * o mercado consumidor que se formou na capital paulista e seus arredores. Coma força econômica de São Paulo e o poder político do Distrito Federal (no Rio de Janeiro até 1960), a região Sudeste firmou-se como a maior área de concentração industrial no país. O triângulo São Paulo-RiodeJaneiro-Belo Horizonte passou a concentrar as atividades do setor secundário no Sudeste e em todo o Brasil.
Regiões de concentração industrial
Região Sudeste
Nessa região podem ser acrescentadas a rede de transportes construída para o café, a população regional, que formou um grande mercado de consumo para os produtos industrializados, e a grande oferta de mão de obra. No início, a mão de obra da indústria era composta principalmente de imigrantes estrangeiros e, mais tarde, de trabalhadores vindos de outras regiões do país, principalmente do Nordeste. Mesmo diminuindo a importância da indústria no conjunto de suas atividades econômicas, em virtude dos incentivos fiscais oferecidos