Industria Siderurgica
A atmosfera pode ser considerada como um local onde, permanentemente, ocorrem reações químicas. Ela absorve uma grande quantidade de sólidos, gases e líquidos provenientes de fontes, tanto naturais como industriais, que pode dispersar e reagir entre si, ou com outras substancias já presentes na atmosfera.
Os agentes causadores da poluição do ar são diversos: refinarias de petróleo, fábricas de papel e de produtos químicos, fundições, veículos motorizados, atividades domésticas, queimadas de florestas e de resíduos em geral, além das fontes naturais de monóxido de carbono, procedentes da oxidação atmosférica do metano, devido a putrefação da matéria orgânica. As fontes naturais destes compostos estão distribuídas por todo o mundo, enquanto as intervenções humanas se encontram em zonas muito menores.
Quanto às fontes industriais a quantidade e qualidade do poluente emitido por este tipo de fonte dependem de vários fatores interdependentes da fabricação. Influem no tipo e concentração de poluente expelido, em razão do processo industrial, as matérias primas e combustíveis envolvidos no processo, o produto fabricado o próprio processo e suas operações, a eficiência dos trabalhos de processamento e o grau das medidas acauteladoras contra a poluição. Ex: indústrias de petróleo, materiais não metálicos, metalúrgicas, mecânicas, têxteis, madeira e mobiliário; papel, produtos alimentares e outros.
As tecnologias utilizadas para a produção de aço no país é feita, essencialmente, segundo duas rotas tecnológicas: integrada e semi- integrada. As usinas integradas produzem aço a partir do minério de ferro, reduzido em altos fornos para produção de ferro gusa que é, a seguir, encaminhado às aciarias para obtenção do aço líquido e posteriores processos de conformação e acabamento dos produtos. Já as usinas semi-integradas utilizam primordialmente a sucata de ferro e aço, que é fundida em fornos elétricos a arco e posteriormente segue para processamento