industria em sao paulo
Na grande São Paulo localiza-se as grandes montadoras de veículos, indústria química e de autopeças. Na capital e em algumas cidades do interior, como Sorocaba, Americana, Ribeirão Preto destacam-se as indústria têxteis.
Ao lado dos pólos de desenvolvimento da agropecuária, desenvolveu-se a indústria da alimentação. Por exemplo: usina de refinação de açúcar e moagem de café, na região de Ribeirão Preto, e grandes frigoríficos na região de Araçatuba.
Com a concentração e o aumento das indústrias, ocorreu também a organização dos trabalhadores em sindicatos. Eles se estruturaram e se fortaleceram a partir de 1979, principalmente na região do ABCD, na grande São Paulo.
O café promoveu o desenvolvimento de São Paulo, estimulada pela riqueza cafeeira, a indústria começou a se desenvolver no estado. A indústria é a conseqüente ampliação do mercado consumidor. São Paulo se transformou no estado mais desenvolvido e industrializado do país.
A indústria, na grande São Paulo, já se faz presente no interior. Cidades médias, pequenas possuem suas própria indústria, o que tem dado um grande dinamismo do interior paulista.
São Paulo não deixa de ser, porém , o pólo econômico de maior potencial do país. Forma-se a vanguarda da industrialização e da modernidade brasileira.
Atualmente possuímos o maior parque industrial brasileiro.
O edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, sede da FIESP.
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, conhecida também pelo acrônimo FIESP, é a principal entidade de representação das indústrias do estado brasileiro de São Paulo. É filiada à CNI.
.
Concentração e desconcentração industrial: São Paulo é centro industrial do país
Dentre as principais características da industrialização tardia do Brasil, ocorrida ao longo do século 20, destaca-se o processo de concentração geográfica na região Sudeste, especialmente em São Paulo, o que acabou reproduzindo uma série de desigualdades regionais no