Conscientização da Participação e fiscalização do PDDE.
Cristiane Baumel
CONSCIENTIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO PDDE
Atividade apresentada ao Curso do Programa
Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE, Módulo PDDE.
CONTENDA- 2013
Título: Conscientização da Participação e fiscalização do PDDE.
Sujeitos
As instâncias colegiadas ( APMF, Conselho escolar e grêmio estudantil) devem ter a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.
Problema
A comunidade escolar desconhece sua importância junto à escola, nas tomadas de decisões para a aplicação dos recursos do PDDE e principalmente na fiscalização desse investimento.
Objetivo Geral
Motivar e conscientizar todos os segmentos da comunidade escolar sobre sua importância junto à escola na aplicação e fiscalização dos recursos do PDDE, visando melhorias para a instituição.
Objetivos específicos
- Promover o conhecimento dos recursos do PDDE, bem como as regulamentações para sua aplicação.
- Possibilitar a participação coletiva para que a gestão seja democrática.
- Motivar a participação da comunidade escolar nas instâncias colegiadas.
- Destacar as necessidades e prioridades do estabelecimento de ensino.
- Conscientizar a comunidade escolar a fiscalizar as prestações de contas.
Metodologia
- Convocar a comunidade escolar ( pais, alunos, funcionários e instâncias já existentes) para uma reunião, por meio de uma convocação escrita.
- Esclarecer o funcionamento das instâncias, sua importância, bem como suas funções na aplicação e fiscalização do PDDE.
- Incentivar por meio de uma palestra com um profissional qualificado, a participação voluntária nas instâncias colegiadas.
- Elaborar um plano de ação para a aplicação do recurso do PDDE, de acordo com as prioridades e