INDUSTRIA DO AÇO
LUCIANO
LUIZ
MARCOS
INDÚSTRIA DO AÇO: RESÍDUOS E APROVEITAMENTO
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta as especificações em torno da indústria do Aço no Brasil, bem como os impactos ambientais que podem acontecer, aproveitamentos de resíduos, o uso do carvão vegetal/mineral, consumo de água e energia, investimento no setor à favor do meio ambiente e projetos de sustentabilidade.
A indústria do aço no Brasil é uma das mais competitivas do mundo, vem gerando anualmente bilhões de reais para o país. Emprega atualmente cerca de 110 mil pessoas e dá prioridade a qualificação de seus funcionários, com investimentos constantes em treinamento e aperfeiçoamento. As empresas siderúrgicas buscam aperfeiçoar continuamente a ecoeficiência de seus processos e produtos, norteadas não só pela legislação ambiental como por referências das melhores tecnologias e práticas operacionais.
O QUE É, SUA HISTÓRIA E PROPRIEDADES QUIMICAS
Primeiramente, devemos saber o que é o aço: O aço, existente desde os primórdios tempos da humanidade, é uma liga metálica formada por carbono e ferro. De acordo com as propriedades químicas, o carbono é responsável pela dureza e resistência do material, pois previne o deslocamento em que um átomo de ferro em uma estrutura cristalina passa para outro; Além disso, seu primeiro elemento pode ser substituído por outros, como o cromo (Cr), magnésio (Mg), vanádio (V), e tungstênio(W). Já o segundo elemento, o ferro é requisitado para confecção do aço, sendo não resistente à corrosão. Composto em grande parte pelo último elemento, foi descoberto em 2000 a.C, sendo comercialmente e sistematicamente utilizado a partir de 1000 a.C, quando se espalhou pelo mundo para países como China, Alemanha, França, dentre outros. Por sua ductilidade – ou seja, a facilidade de ser maleável –, ao fácil manejamento do composto para conseguir efeitos e