Industria do aço no Brasil
Aço na construção civil.
Salvador/Ba
14-05-2012
Equipe:
Alexandre Luiz
Igor Souza
Jeferson Alexandre
Jéssica Pires
Leonardo Jacobina
Tamires Improta
Wallan Moreira
Salvador/Ba
14-05-2012
Sumário
Objetivo
Nesse trabalho vamos mostrar a utilização do aço na construção civil e seus principais tipos dando ênfase as suas propriedades, vantagens e custos. Iremos apresentar os principais detalhes do material que deve ser de conhecimento obrigatório para quem trabalha nessa indústria.
Resumo
O aço não é uma substância simples e sim uma mistura de substâncias simples:
"Aço é uma liga metálica, formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variáveis entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%.”
“A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é fabricada pelo processo de fundição.”
1. Introdução
A história do aço
As altas temperaturas necessárias para obtenção do aço fizeram com que esse material fosse tardiamente usado no Brasil, à alta temperatura encarecia seu processo de fabricação, dificultando tanto a popularização quanto a comercialização. Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. Das primeiras obras - como a Ponte Ironbridge na Inglaterra, de 1779 - aos ultramodernos edifícios que se multiplicaram pelas grandes cidades, a arquitetura em aço sempre esteve associada à ideia de modernidade, inovação e vanguarda, traduzida em obras de grande