Industria de Galvanoplastia
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho, abordaremos o tema indústria de galvanoplastia, em que explicaremos o que ela é, o modo de fabricação dos materiais galvanizados e os benefícios e malefícios que a mesma trás ao nosso cotidiano. Tendo como principal objetivo o complemento da matéria estudada em sala de aula de uma forma diversificada, uma vez que iremos abordar a Química presente nesta indústria.
Através de pesquisas em livros e sites da internet verificamos que a galvanoplastia é um processo de revestimento das superfícies de peças metálicas com outros metais, que tem como objetivo proteger tais peças a corrosão, melhorar sua aparência, dar resistência ao atrito, fazer com que elas se tornem mais duráveis e tenham uma boa condutividade. Esse revestimento acontece por meio da eletróliseaquosa em que o metal a ser revestido funciona como cátodo e o metal que irá revestir a peça o ânodo.
Eletrólise aquosa é o nome dado a passagem de uma corrente elétrica através de uma solução aquosa, que possua íons, gerando assim, reações químicas, ou seja, é um processo não espontâneo. Tais íons são cátions de H + e ânions OH-, em que muitos deles são resultantes da auto-ionização da água, porém mesmo que existam vários íons na solução, apenas um cátion e um ânion sofrerão a descarga nos eletrodos.
Em geral, o processo de galvanoplastia possui três etapas de suma importância, o pré-tratamento, o revestimento e a conversão de superfície, que geram como consequência resíduos sólidos, líquidos e gasosos que em sua maioria são tóxicos.
4
2 O QUE É GALVANOPLASTIA
Como explicado na introdução, a galvanoplastia é um processo de revestimento de superfícies metálicas com outros metais, mais nobres, tais como o ouro, a prata e a platina, em que é necessário utilizar o processo de eletrólise aquosa. Existem diferentes tipos de processos de galvanização, tais como, a frio e a fogo que serão explicadas a seguir.
2.1 PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO A FRIO
A