Industria da cerâmica vermelha no brasil
1
O desempenho do setor cerâmico é afetado pelo suprimentos de matéria prima, isto ocorre devido: Escassez de argila em determinados aglomerados produtivos, carência tecnológica na pesquisa mineral e o atendimento aos requisitos legais.
Este trabalho apresenta:
Um panorama da mineração brasileira de argila para cerâmica vermelha. A industria brasileira; O sistema de produção; Desafios tecnológicos e políticos.
2
Segmento faz parte da construção Civil; Variedades de materiais como: blocos de vedação e estruturais, Telhas, tijolos maciços, lajotas e tubos; Além de produtos ornamentais e utensílios domésticos. Setor com estrutura pulverizada e de capital nacional. Pequeno e médio porte – deficiências de mecanização e gestão.
Médio e Grande porte – tecnologia mais avançada, operando com processos mais automatizados.
Crescente iniciativa para aprimoramento tecnológico.
3
Insumo específico de baixo valor unitário frente aos custos elevados de Produção;
Induzem à produção verticalizada de argila pela industria cerâmica, não havendo praticamente, estoques ou mesmo um mercado estabelecido ofertante de matéria prima.
Produção significativa se comparada com os países desenvolvidos: Ex: Brasil cerca de 150 milhões t/ano x Espanha 30 milhões t/ano.
4
A distribuição do parque industrial é pulverizado, quase todas as regiões possuem cerâmica ou pequenas olarias.
Fator geológico, infraestrura privilegiada e cultura empresarial, conduz a constituição de aglomerados produtivos. Esses aglomerados são conhecidos como APLs de base Mineral.
5
As concentrações de empresas podem agregar, no mesmo território, além de cerâmicas e mineradoras de argilas, outros segmentos da cadeia produtiva, como fornecedores de produtos e serviços.
Essa tendência de concentração faz com que quase todos os estados contem