Cerâmica Vermelha
A Cerâmica Vermelha é caracterizada pelos produtos feitos com matérias-primas argilosas, que após a sua queima apresentam coloração avermelhada em seus produtos, tais como tijolo, telha, bloco, lajes, vasilhames e outros. Compreende todos os produtos feitos com matérias-primas argilosas.
A indústria de cerâmica vermelha tem grande participação na economia do Rio Grande do Norte, principalmente pela geração de empregos.
A argila é a matéria-prima mais utilizada por conta da sua característica elástica no estado úmido, que adquire dureza ao ser queimada e rigidez quando secar.
2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Esta fase se inicia em olarias (oficina destinada à produção de objetos que utilizam o barro ou argila como matéria prima) de pequeno, grande e médio porte, dependendo da produção, porém é um processo muito simples, e consiste nas seguintes etapas:
1 Preparação da matéria-prima e da massa.
2 Formação da peça.
3 Tratamento térmico e acabamento
1.1 Preparação da matéria-prima
É a etapa mais importante do processo de fabricação, pois a qualidade do material depende do tipo de matéria prima, e extração correta da mesma.
As matérias-primas utilizadas na indústria da cerâmica é natural, encontradas e extraídas da crosta terrestre da terra, normalmente dosada em volume. Após a extração da argila, ela é levada para a fábrica para ser moída (ou desagregada), com o objetivo de diminuir o tamanho das partículas, ou seja, transforma-la em pó, e depois classificadas de acordo com a granulométrica.
1.1.1 Preparação da massa
A cerâmica vermelha utiliza apenas a argila como matéria prima, podendo ser também utilizado mais de um tipo de argila na produção, adicionando também água para a massa ficar mais maleável.
1.2 Formação da peça
O processo de formação da peça cerâmica depende de fatores econômicos, da geometria e das características do produto.
Para a confecção da cerâmica vermelha, pegamos cerâmica da